quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Klabin vale tudo isso?

Recentemente entrei em uma operação que acho muito interessante. Uma operação de venda descoberta, em Klabin (KLBN4). Quando eu faço operações de venda a descoberta não chego a olhar muito a fundo a empresa. Para mim alguns poucos pontos que veremos a seguir me bastam.


Pois bem, Klabin. Empresa de papel e celulose, embalagens de papelão e coisas do gênero. Como dito anteriormente, vamos no focar em coisas mais pontuais e não ir tão a fundo na empresa. Por quê? Por que eu estou apostando na queda da ação da ação, para que eu vou perder tempo estudando o case da empresa, concorrentes, diferenciais competitivos, composição da dívida, market share, composição da carteira de clientes etc.

Vamos lá. A Klabin desde 2004 não apresenta nenhum crescimento de receita e para piorar suas margens a cada ano que passa não param de diminuir, consequentemente o seu EBIT também diminui.
Os lucros da mesma são muito inconstantes, sendo que em 2004 estavam em um patamar na média de duas vezes e meia o de agora.
Os ativos da empresa crescem, porém ao mesmo tempo vemos uma expansão de mais de quatro vezes a dívida bruta da companhia.

Bom, olhar para esses dados por si só me faz não me interessar pela empresa, porém quando olhei para o nível de aluguel de ações a coisa ficou interessante.  Estavam altíssimos, fui então olhar a cotação de KLBN4 e tinha dado uma boa subida nos últimos dois meses.
Vamos tentar entender melhor, Klabin passou quase o ano inteiro de 2010 de lado, subindo no máximo 10% ano e caindo cerca de 15% no máximo também, porém no dia 24/11 ela começou uma subida absurdamente alta, chegando a subir 34% em 25 dias. Ao mesmo tempo os aluguéis de KLBN4 passaram de um patamar de 12~14 milhões de ações alugadas para cerca de 26 milhões.

Agora vamos entender o porquê é importante ver o número de ações alugadas. Quando você vai fazer uma operação de venda descoberta, você deve primeiro alugar a ação, ela ficará em sua custódia e você pagará uma taxa de aluguel ao doador. Agora quando você achar que é o momento de vender, você vende a ação e espera a cotação cair, quando chegar ao seu objetivo você recompra a ação, devolve e paga a taxa de aluguel e ganha o spread da queda. Portanto, quando os níveis de alugueis estão em alta, significa, em tese, que muitas pessoas estão apostando e se preparando para uma queda. E é isso que eu acho que vai acontecer com Klabin. Para mim os alugueis estão em níveis insustentáveis.

Vamos fazer uns cálculos, as 26 milhões de ações alugadas multiplicadas pela última cotação  de KLBN4 (R$5,80) da um valor de 150,8 milhões de reais. A média de negociação diária é 14 milhões de reais.  A força que terá a onda de venda quando acontecer será gigantesca na minha opinião.

Como essa operação é diferente, não estamos apostando na empresa, queremos somente que a cotação dela caia eu seria mais cauteloso, trabalharia com um stop de uns 7% ~8%... É alto, mas eu não gostaria de perder toda a queda que imagino que Klabin terá sendo stopado somente em uns 3%~4%.

Vou lançar uma trade fictício aqui, vender Klabin ao preço de fechamento de hoje. Vamos ver como estará isso daqui um mês.  Em um mês relembro isto e vamos ver no que vai dar.




Klabin é para baixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário