
Finalmente resolvi criar meu blog sobre Mercado Financeiro. Precisava mostrar para mais gente do que meus amigos a minha carteira pessoal, precisava expandir isso. Estudo economia desde 2008 e a três anos estou no Mercado de Capitais.
No começo, admito, caí nas graças dos gráficos. Suportes, Resistência, MACD, IFR, etc., parecia ser tão fácil multiplicar seu patrimônio seguindo regras básicas. Não que a análise técnica não tenha utilidade, pois tem, e falarei em outro post dedicado a isso, porém não foi pra isso que a bolsa de valores foi feita.
Vivemos em um mundo competitivo e as empresas precisam se capitalizar, precisam de dinheiro para seus projetos futuros, para promover sua expansão. E é aí que a bolsa de valores entra. Ela é, entre outros meios, quem viabiliza isso, pois quando uma empresa abre capital, ela nada menos está recebendo dinheiro e aceitando novos sócios que, em tese, acreditam no futuro promissor da mesma. Digo em tese pois no meio das pessoas que realmente estão apostando na empresa, existem aqueles players que estão querendo somente comprar e vender rápido, se aproveitando de alguma tendência. Eu não vejo nenhum mal nisso, eu faço isso, é claro que eu especulo, mas em uma proporção bem menor do que a maioria das pessoas faz.
A partir de hoje então tentarei mostrar ao máximo o meu jeito de investir, minhas opiniões sobre o mercado, livros que eu leio, palestras que ouço ou vídeos que vejo. Focarei muito na análise fundamentos em uma parte mais qualitativa e não quantitativa com um pouco também de Value Investing. Não teremos quase nenhum fluxo de caixa descontado, preço justo etc., mas teremos muito o porquê da empresa, por que eu a acho uma boa alternativa de investimento, que diferença ela tem em relação aos seus concorrentes, vantagens competitivas, perspectivas para o futuro.
Pretendo também, divulgar semanalmente minha carteira pessoal na forma de um clube de investimento fictício com cota inicial de R$ 1,00 a partir de primeiro de janeiro. Explicarei tudo em um post dedicado a isto no próprio dia de “estréia” desse clube. O formato de clube também facilitará a comparação de rentabilidade com o CDI,Ibovespa e SMAL11 (ETF iShares composta por Small Caps)
Por mim termino dizendo. Quem ainda não investe no mercado de ações não sabe ainda o que está perdendo. É uma oportunidade de rentabilizar seu patrimônio a uma taxa mais atrativa que a renda fixa e se feito de maneira correta, segura não há como dar errado. É “só” escolher as boas empresas. A palavra “só” está entre aspas pois apesar de somente ser isso, escolher as boas empresas exige muito estudo, leitura, disciplina e todas aquelas coisas clássicas que ouvimos sempre. Deixar para investir depois é perder tempo, perder rentabilidade e perder oportunidades.
Bom, para primeiro post acho que era isso. Deixo espaço aberto para comentários e sucesso a todos.
Bons trades!